História em Quadrinhos

História em Quadrinhos!

As histórias em quadrinhos no Brasil foram publicadas inicialmente no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartunscharges ou caricatura e que depois se estabeleceria com as populares tiras. A edição de revistas próprias de histórias em quadrinhos no país começou no início do século XX. Mas, apesar do Brasil contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses.

Síntese do movimento:

     O movimento imagem e texto dos quadrinhos podem ser classificados como veiculo de comunicação de massa, uma forma organizada de informação, cultura e literatura de massa ou método de comunicação.in
    Nesta perspectiva, a historia em quadrinhos começou a ultrapassar o espaço do divertimento de massa, para, a partir daí, influenciar os leitores em esferas psicológicas e sociais, porque era uma forma de leitura alternativa.

Principais Obras:

The yellow kid  

Richard Felton Outcault

1896

O Yellow Kid era uma criança dentuça que sempre aparecia com uma sorriso bobo e vestindo um pijama amarelo enquanto circulava por uma vila cheia de estranha criaturas.


A turma da luluzinha

Marjorie Henderson Buell

1935



Mangá:

mangá é a palavra usada para designar as história em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos. Sua origem está no Oricon Shohatsu (Teatro das Sombras), que na época feudal percorria diversos vilarejos contando lendas por meio de fantoches. Essas lendas acabaram sendo escritas em rolos de papel e ilustradas, dando origem às histórias em sequência, e consequentemente originando o mangá. 



O termo mangá surgiu em 1814, nos hokusai mangá, que trazem caricaturas e ilustrações sobre a cultura japonesa.










Nenhum comentário:

Postar um comentário